MESA DE DOCES DO NATAL...É TEMPO DE REFLETIR...E COMER...A neve cai, o céu está cinzento, ontem estudei 8 horas e por isso, hoje cá estou, pois no dia em que vou á escola dois horários, no outro dia, preciso trabalhar. Ontem, fizemos uma visita a um Castelo na Cidade, onde pudemos ver a tradicao sueca do Natal, uma data importante para o país. Dizem que o castelo tem alma-penada. Nao sei ao certo. O que sei é que fiz uma foto bem esquisitinha por lá...rs.
À noite, eu tremi na base quando fui fotografar um restaurante. Estava quase terminando, quando o dono, um libanês radicado na Suécia faz tempo, me pediu para fotografá-lo junto aos pratos típicos da Suécia. Os clientes comecavam a chegar e lá eu estava fotografando. Fiz as fotos com duas câmeras, movida pelo medo de uma nao focalizar direito a criatura.
Quando cheguei em casa e abri as fotos, descobri que em todas ele ficou maravilhoso. Menos mal. Nem todo trabalho eu posso mostrar no Blog. O restaurante faz parte de um complexo esportivo, que vai desde o futebol até o ice-hockey. Nunca tinha visto passando a máquina para nivelar o gelo dos estádios. Ontem, consegui.
OLHEM A CAMISETA QUE COMPREI AO
CADINHO ROCO. LINDA. ELA ESTÁ NO LADO ESQUERDO. FIZ ESSA FOTO POR ESQUECI A CAMISETA NO VARAL E APROVEITEI E ENVIEI AO EDUARDO DO
VARAL DE IDÉIAS.
Muita gente me contactou por email querendo saber se a Suécia vive o caos na educacao. Nao, gente. Nao vive. O que acontece por aqui é que, antigamente, o grupo que dava aulas de sueco era o KOMVUX. E custava, aos cofres públicos, exatos 60 coroas suecas por hora. Mesmo assim, os imigrantes reclamavam, nao estudavam e a sociedade pagava um alto preco. Este ano, houve reformulacao e abriu-se uma concorrência. A empresa que nos dá aulas, é uma entre as 3 que ganharam o direito de ministrar cursos. E cobra exatos 19,90. Claro que ganharam a concorrência com esse preco para poder negociar, mais tarde, o mesmo valor do KOMVUX. Só que a qualidade do ensino é terrível. Se uma professora ganha 23.ooo coroas suecas, trabalhando 8 horas por dia, e eles recebem 19.90 por hora, como vao pagar os salários? Dessa forma, eles ficam contratanto professores temporários.O governo nao quer nem saber e aplica testes difíceis de nível. O imigrante tem que estudar sozinho, mesmo.Por que ir aos jornais nao tem adiantado. Os demais setores continuam com ótimo nível.Inclusive, meu filho estuda numa excelente escola. Com total apoio do governo e sem pagarmos nada.
A primeira etapa do idioma é o tal SFI(sueco para imigrantes) que vai de A a C e até D, se o aluno quiser parar por aí. Se ele quiser ir além do tal SFI, ele faz a prova de nível C e vai para o SAS. Nesse SAS, ele estudará um sueco mais avancado e com matérias específicas que levarao o imigrante a concluir o curso de idioma e fazer um curso profissionalizante, universidade, por exemplo.
Eu poderia fazer Mestrado em Direito Humanitário em Uppsala, sem precisar do sueco, pois o curso é dado em inglês. Mas se eu vivo aqui, por quê eu vou estudar na língua inglesa?Só quero fazer o curso quando falar sueco. Se é que minha vieda nao vai tomar outro rumo. Nunca se sabe. Do jeito que a coisa anda...
Vou preferir dar uma de crianca e brincar na branca neve que nao pára de cair.Os parques acordaram assim...todo coberto de neve. O playground da casa do vizinho está da forma acima. E olhe que nem é inverno rigoroso ainda. Por enquanto, a neve vem por dois dias e depois some.
|