Eu pinto a vida colorida...

16 december 2008
between the sky and the sea...

O COLORIDO DO MAR DE PONTA VERDE EM MACEIÓ CONTINUA DENTRO DE MIM.QUANDO TENHO ALGUMA DIFICULDADE, EU FECHO OS OLHOS E O IMAGINO AO MEU LADO.
Mesmo que os dias por aqui sejam de cinza transparente e que faz os prédios sumirem na imensao do ar, eu prefiro ver a vida com olhos coloridos.Sei que a primeira vez que aqui vivi cheguei de malas cheias de sonhos e ideais que se esvaneceram no decorrer dos meses que iam se esgotando. Desta vez, preferi falar menos e agir mais. Viver em vez de escamotear a mim mesma. Sondar o ambiente em que vivo. Buscar menos as amizades de meus compatriotas. Preferi esperar as coisas surgirem de forma suave.
Nunca, em toda a minha vida, chego em um ambiente sueco e falo que a Suécia nao presta e nao tem nada para me oferecer. Se nao tivesse...acreditem!Aqui nao estaria. Nem destrato minha Terra - O BRasil.Com todos os defeitos que ela tem...foi lá que eu nasci, me criei e aprendi a ser o que sou.


Christmas comes soon...
NATAL COM LATINIDADE. O COLORIDO DE NOSSO POVO É ESTONTEANTE.

Tento transitar pelos dois mundos. Com suas fortalezas e fragilidades, claro.Nao há um país perfeito. mas também nao há um país que seja um caos ao quadrado. Exceto os países em guerra.
Precisamos nos adaptar à realidade presente. O país é frio?sim. Mas já sabíamos antes de viver aqui. Nao adianta esperar a neve derreter para realizar sonhos. Sonhos se realizam no frio ou no calor de querer concretizar. Ir à luta, batalhar. Sei que muita gente discorda de se viver no exterior e fazer um trabalho inferior. Mas portas precisam ser abertas. Se você nao for à luta, ninguém vai saber nem que você existe. Imagine lembrar de você quando alguma oportunidade surgir.

She dances Capoeira...
O BRASILEIRO MHANO , DE PERNAMBUCO, E A SUECA, PROFESSORA DE CAPOEIRA EM ESTOCOLMO.

Dia 13 último eu fui a um encontro da Associacao de Brasileiros na Suécia.E vi mulheres que mudaram todas as suas vidas, estudam o idioma, têm filhos e em nenhum momento, elas estavam reclamando de nada por aqui. Se queres viver na terra dos outros, precisas ACREDITAR QUE VOCê pode CHEGAR AONDE QUISER. Pode nao ser com a rapidez de um cometa...Pode demorar anos...

Natalia and her son...

A chilena Natália e seu filho. Ambos vivem em Estocolmo, onde ela trabalha com FESTAS INFANTIS

Mas vejam bem...um fotógrafo sueco me disse que demorou 3 anos para fazer o nome dele e conseguir a credibilidade que ele tem hoje. Se ele, sendo sueco, demorou esse tempo, por quê eu nao posso esperar sendo imigrante?Que eu dê chances de meu sol brilhar. E este brilha em qualquer hora do dia. Você TAMBÉM PODE CONSEGUIR. Invejar brasileiras que estao se dando bem por aqui nao creio ser o melhor caminho. Precisas abrir alguma fresta e se mostrar. Ficar em casa, escrevendo sobre as tragédias desse país é, realmente, algo aterrorizante para se fazer. Claro que tem dias em que quero mesmo é pegar o primeiro aviao e voar para o Brasil. Mas sei que, se fizer isso, ao primeiro momento lá...eu vou querer voltar. Assim, tento ser feliz aqui, ali, acolá. Conservar pensamentos positivos é essencial para uma vida SAUDÁVEL. Nao há cristao que aguente viver apenas as atrocidades do meio em que o rodeia. Inveja é algo nocivo. Prejudica ambas as partes. Mas com certeza, em escala maior, àquele que nao consegue andar para a frente.