Eu nasci no interior de Alagoas. Tenho coracao dividido. Eu sou brasileira, me orgulho do meu passaporte .
Alagoas foi invadida pelos franceses, assim que os primeirso raios de sol do século XVI surgiam. Pelos idos de 1535, os portugueses, na pessoa de Duarte Coelho, decidiram retomar a regiao. Na época, Alagoas era Capitania de Pernambuco e o primeiro vilarejo alagoano fundado foi Penedo. Também no mesmo século, ocorreu o maior incentivo do cultivo à cana-de-açúcar cana de acucar, o que culminou, cosnequentemente, com o surgimento de engenhos para moer o referido produto.
É ASSIM QUE O TURISTA NOS VÊ...DE FORMA TRANQUILA E MANSA. MESMO QUE DENTRO DE NOSSO POVO VIvA UM CALDEIRAO DE EMOCOES REPRESADAS.
Nos anos de 1630, eis que os holandeses decidiram invadir Pernambuco e como prêmio, tomaram toda a regiao de Alagoas. isso se deu em 1630. 15 anos depois, os portugueses retomaram a regiao.
Alagoas passou a ser Comarca, em 1706 e somente em 1817, foi elevada à condicao de Capitania. À partir daí, o hoje Estado de Alagoas foi movido a brigas contra a presenca dos portugueses e na bela tarde de 11.06.1891, a primeira Constituicao foi assinada, iniciando assim a vida republicana. A atual Capital Alagoana é Maceió, mas até 1839 foi Marechal Deodoro, a cidade do primeiro Presidente do Brasil na era republicana. O segundo Preseidente, também foi alagoano, Floriano Peixoto. No meu Estado pode ter, no momento, pessoas das quais eu nao me orgulhe. Mas já fizemos muita história. E sem modéstia nenhuma, Alagoas tem o litoral mais lindo do Brasil. Um post é pouco para mostrar toda a sua beleza e exuberância.
Todas as vezes que alguém me pergunta sobre a cultura do meu país vêm à memória, as noites de música e danca do meu Nordeste. Se falam em paisagens, lembro de imediato Velho Chico, da Capital Alagoana, do interior do Estado de Alagoas, dos canaviais de minha infância, dos pés de manga, das brincadeiras de tempos que nao voltam mais.
MAIS PAISAGENS DO BRASIL, VOCÊ VER AQUI ABAIXO.
ESSE POST FAZ PARTE DA BLOGAGEM COLETIVA ESPECIFICADA NO INÍCIO DO MESMO. Blogagem esta organizada pela Andrea Mota.
Há quem sonhe com coisas que aconteceram, e explicam porquê. Eu sonho com coisas que nunca acontecerão e pergunto: porque não? FONTE
|