Àfrica:o que você sabe sobre ela?

17 december 2008

Acredito que eu sei um pouco sobre a África, seus povos, costumes e adormece dentro de mim uma paixao irremediavelmente grande pelo continente. Ando pela África como se no meu país estivesse. Eu me sinto africana.
Uma blogagem coletiva diferente. Com cheiro de tribo luo do Quênia, de essências fortes do Malawi, cores iluminadas da Namíbia e do Mali, dos meninos e os gafanhotos amarelos do Senegal, dos mosquitos nos rodeando em Acra, dos homens solitários do Sahara, do belo rio que corta o Gâmbia, do Nilo e seu lado fértil que margeia o Egito e o Sudao, das criancas soldados de Serra Leoa, das criancas feiticeiras de KINSHASA na RDC, dos ex-prisioneiros do genocídio de Ruanda, dos tutsi e hutus do mesmo país, da Libéria e sua Presidente mulher e de suas mulheres nuas, das mulheres MAcwa de Mocambique, do povo branco e preto da África do Sul, dos deficientes de Angola, dos somalianos e a sua costa de piratas, das mulheres lavando suas roupas em Porto Novo, no Benin, DOS MISTÉRIOS e medo do Níger , da total pobreza que permeia o Chad, da flor enorme que cresce e depois morre de Madagascar, da cidade história de Zanzibar, Dos safaris de Botswana e o Krueger Park, os arco-iris das Cataratas Vitorias, ou Victoria Falls de Zimbabwe, os casamentos arranjados da Guiné Konakril, O reino pobre de Lesotho, o rei e suas 12 mulheres da Swazilândia, o lado misterioso do Marrocos, criancas esmolambadas a pedir esmolas na Burkina Faso, das Dunas da Tunísia.

Analisar os países africanos nao é fácil. É ir além de um livro de história. É mergulhar profundamente na vida de vários povos, compostos de tribos e ancestrais divergentes. Mergulhar na África é algo fascinante. UM beco com entrada e sem saída. Um entrar para nunca mais retornar. A magia paira no ar paralelo à pobreza e o massacre de seus cidadaos. Vivenciar a África é abrir a vida e o coracao para entender povos tao distintos e se conscientizar que, I am sorry..I was born there.
A primeira vez que eu me adentrei no Continente foi um vôo errado. Eu embarquei em Buenos Aires em direcao a Kuala Lumpur. Dormi e ao acordar, pensei ter chegado. Engano. O vôo da Malaysia Airlines fazia a primeira escala na Cidade do Cabo. Ao me conscientizar disso lá fiquei. Depois da primeira vez, vieram mais outras 7. E as últimas quatro foram analisando a vida da crianca refugiada.O ano de 2006 me levou 3 vezes ao continente africano.comeco aogra a falar sobre a África. A África dos meus sonhos e pesadelos. Esse preâmbulo faz parte da
BLOGAGEM COLETIVA. Recebi esse convite da LUma. Vamos nessa viagem. Espero poder mostrar à partir de agora um pouco dos países dos meus sonhos. Vem comigo que o continente é mágico. Isso aqui é apenas o preâmbulo. Tentarei mostrar em fotos um pouco do belo daquele país.Volto já já.