As criancas feiticeiras de Kinshasa

21 december 2008
Estava eu num restaurante em Kinshasa, a Capital da RDC, esperando por um encontro com as tias maternas de Samuel, o menino congolês que seria adotado por nós, quando olhando de soslaio, vi um grupo de criancas...esmolambadas.Todas em grupos. Aquilo me chamou a atencao. Nao pela forma delas estarem vestidas. E sim, por se parecerem mais com as criancas de rua do Brasil.
Entreolhando-se, dois senhores me responderem num misto de francês, congolês e swahili do porquê daquilo tudo. Em Kinshasa, as criancas vivem o terror de, serem aliciadas e se transformarem em meninos-soldados e, também, serem abandonadas pelos pais.Há naquelas bandas a crendice de que a crianca é detentora de poderes de feiticaria e causa principal da entrada da AIDS, desemprego, doencas, pobreza, na família.Três casas religiosas com apoio de uma organizacao belga vêm tentando mudar essa realidade. Mas demorou foi muito para o UNICEF e ONU se conscientizarem de que nao se tratava de uma tradicao e sim de uma maldade humana. Incentivada pelo surgimento de novos líderes religiosos e fruto do empobrecimento na década de 90, em plena guerra civil do Congo, essa barbaridade continua até o momento atual.

CRIANCA FEITICEIRA DE KINSHASA, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.

Nao há nada que se compare à vida dessas criancas em Kinshasa. Impossível ver o olhar delas e nao se compadecer.O mais doloroso é perceber no quanto elas acreditam nisso. Encontrei uma delas no Campo de Refugiados em Nampula e o depoimento dela foi aterrorizador.Por mais que eu dissesse que tudo tinha ficado para trás, ela me perguntava: "até quando?"
O outro problema grave da África é que muitos homens vítimas da AIDS acham que praticando sexo com criancas, eles ficarao curados. Ledo engano. Eles usam esse argumento para se afastar do mal real. Eles sao pedófilos travestidos de apenas doentes em busca da cura. No mês de fereveiro deste ano, quando estive na África, a periferia de Johanesburg estava em polvorosa. Um homem violentou uma menina de 6 anos.No Congo, ex-Zaire, os pedófilos se infiltram nas comunidades, violentam as criancas e ainda contam com o apoio dos pais.

O sofrimento da crianca africana é algo inexplicável. Impossível falar sobre. Eu conversei com S.M.A., este ano e perguntei o que ela, aos 17 acha da guerra no Congo. E ela tristemente me respondeu:

Nao sei o que é pior...se morrer com um tiro no rosto ou ser violentada até a morte.

As fronteiras do continente africano têm histórias terríveis. É muita crianca pedindo socorro, fugindo de pedófilos e toda espécie de agressao á crianca.Inúmeras delas chegam ao Campo de Refugiado tendo sido vítimas de pedófilos, 2, 3 vezes.