A África e suas histórias

20 december 2008
EU ENTRE OS REPRESENTANTES DA TRIBO XHOSA DA ÁFRICA DO SUL

Durante toda a minha infância, a visao que me foi passada sobre a África é que lá, enraizada nas cores fortes da savana africana viviam os maiores feiticeiros. As pessoas capazes de matarem em questao de segundos.
Bem sabemos que o candomblé brasileiro teve suas raízes fincadas na África. Sabia também que, até 1975, o candomblé foi proscrito na negra Bahia.Em 1976, pisei o solo baiano pela primeira vez e lá me disseram que eu era filha de Xangô e Iansä.Segundo as tradicoes africanas, Xangô é o Deus do trovão, do raio, da justiça e do fogo.E é bastante temido.Mas nas vezes em que fui à África, nunca me detive em nada relacionado a esse aspecto. Mas, uma bela manha, uma amiga mocambicana me visitou no Hotel e saiu-me com essa:

UMA MULHER DO BURUNDI E AS ERVAS QUE TRATAM DAS MAZELAS DO ESTÔMAGO

"Grace, você sabia qual é a fama de Nampula, a cidade onde você está?"Eu respondi que a fama que tinha eu conhecimento é que uma freira brasileira matara outra em disputas de territórios religiosos. Nao era apenas isso. Segundo essa amiga, em Nampula, vive os maiores feiticeiros daquele país. Onde uma pessoa mata outra com apenas uma oracao.

UMA MULHER DO MALAWI. ANDANDO KM PARA ENCONTRAR ÁGUA

Me deu um arrepio saber disso. Na África, eu tive a certeza de que as crendices fazem parte daquele povo que encontra nisso o alento para as dores da alma, dos becos com entradas e sem saídas.E vai além disso:é cultura e história de vida de geracoes passadas e que sobrevive. Está intrínseca no sangue do povo africano.

O MUSEU DO GENOCÍDIO DE RWANDA(AQUI JAZEM ALGUMAS VÍTIMAS)

Estamos vivendo em pleno século XXI mas a história do continente africano vai continuar intrigando o mundo inteiro. E isso vai além da idéia de que um mal é vencido com outro mal. O uso de ervas em tratamento me levou a pensar no que a natureza tem de solucao para todas as doencas. Uma mulher com uma bacia na cabeca, numa manha quente e de sol brilhante , me fez parar e perguntar:

PIERRE, O EX-PRISIONEIRO DO GENOCÍDIO DE RWANDA.

"Para quê serve essas ervas?"O que ela respondeu: diarréia, cólicas e infeccao intestinal. As raízes africanas tem pés fincados na cultura ancestral. No entanto, apesar de estarmos no Século XXI, e após o negro africano ter absorvido os costumes e a religião dos brancos(o branco europeu oprimiu de tal forma o povo africano que muitos deles nao reconhecem sua história e o elo com a cultura mística, mítica dos orixás se esvai no decorrer dos tempos), ainda se sente na África a aura de um povo que cultua seus deuses e valoriza suas raízes históricas.