Coisas do meu Brasil...

20 november 2008






Dias sem fim vasculhei na net alguns blogs e lá estava o selo COISA DO BRASIL. As idéias foram se formando dentro de mim e me levando a questionar até que ponto o meu país de origem me faz falta. Até que ponto o meu país foi importante na formacao da minha personalidade.
Eu nasci no interior de Alagoas. O meu coracao vive lá. Mas vive por cá, também. Eu sou brasileira, me orgulho do meu passaporte - ainda verde - nas viagens que fiz pelo mundo.
Lembro da minha primeira professora dizer o quanto eu gostava e conseguia entender as regras gramaticais, os autores importantes da literatura brasileira e tantas histórias de luta. Eu nasci no Estado que está em festa hoje. Dia da Consciência Negra. Tenho em meu sangue o sangue do negro africano, do português e do espanhol. Nao necessariamente nessa ordem. Meu coracao é brasileiro em qual direcao eu decida seguir.
SAO FRANCISCO RIVER´S TOUR
PASSEIO PELO RIO SAO FRANCISCO, EM JULHO DESTE ANO
Todas as vezes que alguém me pergunta sobre a cultura do meu país vêm à memória, as noites de música e danca do meu Nordeste. Se falam em paisagens, lembro de imediato da Amazônia e do meu Rio que está morrendo. O Sao Francisco faz parte da minha infância e a professora falando "ele nasce na Serra da Canastra em Minas..."nunca saiu da minha memória. Uma pena. A última paisagem que vi antes de me mudar em definitivo. Passei um dia mirando-o, buscando respostas para tanta falta de amor á Natureza. A falta desse rio me leva constantemente ao Lago Mölaren.

XINGÓ.
GRUTA DO TALHADO, XINGÓ:SERGIPE-ALAGOAS. UM PARAÍSO NA TERRA.
Lembro que, quando a minha família viveu uma grande crise financeira...era no RIO SAO FRANCISCO que buscávamos o que comer. Lembro muito bem de um encontro que aconteceu entre mim e amigos na beira do rio. Estávamos com anzóis a pescar. Os peixes vinham com uma facilidade tremenda. Hoje?Nao. Nós do Nordeste comemos peixes vindo do Paraná. Os pescadores perderam seus empregos. Muitos vivem a beber na beira do rio. Sem nada a fazer. Famílias inteiras a fugirem para Sao Paulo, em busca de dias melhores.
Hoje, o dia acordou com a cidade toda coberta de neve. Neve que nao parava de cair. Andando devagar para nao me acidentqar lembrei do quanto que eu andava em cima de tábuas que separavam córregos e pequenos rios da cidade em que nasci.
THE SAO FRANCISCO RIVER IS DYING...
O RIO SAO FRANCISCO PEDINDO SOCORRO EM PIRANHAS, ALAGOAS. O RIO MORRE E ASSISTIMOS À SUA MORTE, DE BRACOS CRUZADOS.SOMOS TODOS COVARDES.
Sexta-feira, acontecerá a Festa de Natal das empresas. A primeira vez que tenho um trabalho oficial na Suécia. Veremos se terei algo a fazer além de ficar admirando gregos e troianos. E amanha, a escola vai levar todo mundo para a Igreja. Algo especial acontecerá lá por que hoje, ao chegar, fui avisada de que devo levar as câmeras para fotografar. Quero ver quem vai pagar a conta...
Ontem, eu fui a um ateliê fotografar uma noiva. E estou matutando como aquela moca vai casar em pleno inverno.Como vou conseguir fotografá-la. Por via das dúvidas, farei uns testes com ela em duas semanas. Vou levá-la para um local com bastante neve e ver no que vai dar.

Wedding´s day...the love is in the air

A NOIVA E SEUS ENCANTOS. ATÉ CHEGAR A ESSE VISUAL, ELA INDECISA TATEIA ENTRE DEZENAS DE COLARES, BRINCOS E ANÉIS.

A escola deu resultado da prova que fizemos segunda-feira e eu vou ter uma nova chance em refazer um texto.Em duas semanas. Mas ainda estou a analisar se nao quero voltar para uma classe menos avancada. Desde que comecei a trabalhar, tenho sentido dificuldades em acompanhar muita coisa.Até por que termino por nao saber ainda separar.
Eu pensava que estava mal em gramática e boa em texto. Foi o contrário. Ao conversar com a professora me deu uma saudade tremenda da época em que a professora em chamava e dizia: "Parabéns, Grace.Seus esforcos foram evidentes."Estudar a língua alheia é a mesma coisa que dormir na casa de estranho. Nunca estamos seguros o suficiente para dizer:ESTAMOS EM CASA. E foi assim que me peguei sentindo saudades do meu Sao Francisco. Do meu sertao. Da minha terra. Das coisas bem alagoanas de ser.
Enquanto escrevo, me vejo correndo pelo canavial, enquanto meu avô paterno tentava me segurar e colocar num cavalo.Naquele momento, nada mais importava. Falávamos a mesma língua. Acho que foi naquele momento em que me soltei dele e corri pelas canas que descobri o quanto aquele chao era meu. Chao marcante. Tao marcante que leva, diariamente, meu filho de apenas 14 anos dizer: "QUANDO EU CRESCER QUERO VIVER NO MEU PAÍS.QUERO APRENDER AQUI PARA PRATICAR LÁ. Nós temos uma dívida com o Brasil. E o que há lá nos pertence."


winter...my house is all white...

A RUA EM QUE MORO ACORDOU ESTA MANHA...TODA COBERTA DE NEVE.


A rua em que moro está toda branquinha.Coberta de neve. Desde ontem à noite que a neve comecou a cair. Sinto uma paz enorme ao olhar o branco infitivo da paisagem. O sol veio hoje, por apenas 20 minutos. O suficiente para me dar esperanca em dias melhores. Os dias sao assim...Um dia lindo e maravilhoso como o verao...e outro um pouco cinzento como o fim do outono e comeco de inverno. Analisando bem...que venha o inverno.

AINDA VÍAMOS OS GALHOS DAS PLANTAS ASSIM...ONTEM. HOJE É OUTRO DIA. TUDO MUDOU.ASSIM COMO A NATUREZA É A VIDA HUMANA. ESTÁ SEMPRE EM MUDANCA.