A vida na Suécia...

22 oktober 2008

orchid
Á partir da próxima sexta-feira o dia vai virar noite uma hora mais cedo. Mas desde já o tempo tem fechado por aqui. Quando eu vou à escola, às 8 da manhã...raramente o ônibus vê a estrada. A neblina e o frio dominam a paisagem que não tem me assustado. Porque na verdade, eu já me conscientizei que meu lugar é aqui, ali, acolá. E chorar, reclamar não dão senha para solução de problema algum.
O estresse é fiel companheiro de imigrantes. E na escola em que eu estudo, as professoras não sabem lidar com refugiados. O que vejo diariamente é eles desafiando as professoras numa queda de braço como se elas fossem o X da questão.
Grace Olsson(OUT FLICKR FOR 3 DAYS) - View my 'FLOWERS & Leaves' set on Flickriver
Ontem eu suportei a aula até quando pude.2 refugiados e 2 imigrantes começaram a falar palavras terríveis com a professora. Tudo por que ela fala inglês na sala, quando a maioria não entende uma frase e ela tentava a todo custo explicar que a PEDAGOGIA DO GOVERNO É ESSA E ELA ESTUDOU PARA ISSO, QUE TEM QUE EXERCER A DEMOCRACIA pois 67% da classe fala fluente inglês. Apenas os 4(somos 12 até agora) só falam a língua do país de origem que são curdo, bósnio, árabe e somali.


Para todo lado que a professora de 54 anos(sueca e bastante atenciosa) ia, eles conseguiam vencê-la. Não tinha argumento. Os colegas calados estavam e ficaram assim por mais de 30 minutos quando eu não aguentei e disse:

AGORA, EU VOU FALAR. UM POUCO EM SUECO E UM POUCO EM INGLÊS.E CREIO QUE VOCÊS VÃO ENTENDER MUITO BEM.Olha, vocês estudam o tempo todo em casa(como eu fazia) e vieram de países em conflito. Ninguém aqui tem nada a ver com isso. Nos países de vocês, vocês nada fizeram para mudar a situação em que viviam. E se vieram para cá precisam aceitar as regras do jogo. Estudam muito e querem avançar no sueco. Mas se esquecem de uma coisa: AQUI,A PROFESSORA NÃO É APENAS PARA VOCÊS 4, NÃO. ELA É PARA 12. E vocês estão nesse estresse todo, nessa briga sem fim, reclamam o tempo todo, não sei o que vocês querem da vida e só vejo um caminho: VOLTAR PARA SEUS PAÍSES OU REDUZIREM OS ESTUDOS POR QUE DESSA FORMA VÃO PARA UM HOSPÍCIO. E JUNTO, VÃO LEVAR TODOS NÓS.Outra coisa: estou cheia de vocês nem pedirem por favor,olham um texto e já vêm logo impondo: EXPLIQUE! Eu não vou explicar nada para ninguém dessa forma, não. E tem mais outra coisa: VOCÊS IMPÕEM MELHORES CONDIÇÕES DE ESTUDO E NEM FALAM FLUENTEMENTE O SUECO.PELAMORDEDEUS...SÃO DOIS MESES DE ESCOLA. E JÁ FALAMOS TANTO SUECO...QUE CULPA A PROFESSORA TEM SE VOCÊS ESTUDARAM EM OUTRA ESCOLA?QUE CULPA TEMOS NÓS SE FALAMOS INGLÊS E VOCÊS NÃO?Tenham paciência...saibam esperar as coisas acontecerem. Se acham 8 horas muito, estudem 4 e vão para casa, estudem e no outro dia, voltem com as dúvidas. Eu decidi fazer isso.

Pronto...foi um santo remédio! A discussão acabou e a professora ficou aliviada.E eles ficaram falando..."ah, Grace, acho que você tem razão..."
Gente, lidar com refugiado é dose para leão...Se você não souber se impor, eles dominam de forma impositiva. Mas de todos os refugiados que lidei nos últimos 3 anos, os mais fáceis são os iraquianos. E os do Norte da África.
Hoje, ao chegar na escola, eles estavam em festa e com o jornal nas mãos. Professores e colegas gritaram meu nome. A razão?Uma foto que eu tirei foi publicada como as melhores da semana no jornal sueco VLT. Eu confesso que fiquei de uma felicidade sem fim. As minhas preferidas?As que retratam a Natureza. A página do Jornal está acima. Clicando em cima pode-se ver em tamanho maior. A mesma que postei aqui e na página do FLICKR.

Chinese girl in Sweden - autumn and lots leaves flying



O LINK DA FOTO NO SITE DO JORNAL: AQUI