Verdades Sobre a Suécia

19 oktober 2008
A Suécia é um dos países mais lindos da Escandinávia. Se não for o mais lindo, retirando a área verde e os fjords da Noruega. Ledo engano quem pensa que basta visitar Estocolmo para conhecer um pouco desse país de um pouco mais de 9 milhões de habitantes, onde 10% desse total é genuinamente...IMIGRANTE.

Vou imitar a Salada de Frutas da Yvonne:
A fauna e a flora suecas são de uma beleza estonteante. As cores de seu habitat dóem na vista. Incrível, não?


EDUCAÇÃO:O país investe maciçamente na educação de suas crianças. Quando eu digo SUAS, eu incluo crianças. Independente de onde elas vieram. Criança aqui é prioridade em tudo. Criança até a sétima série não faz prova. Razão?para não incitar o espírito competitivo antes da hora. Assim, tempo ideal para se mudar para o país é antes dessa série. Se vem depois e a criança não fala e escreve fluente, ela passa uns 8 meses estudando a língua, junto com inglês, geografia, matemática e história, para depois começar a estudar na série ideal.
MULHERES: Estas ganham 4% menos do que os homens. Balela de quem achava que elas continuam em pé de igualdade. Mesmo que 58,6% do Parlamento seja composto de mulheres.
PENSÃO: Enquanto no Brasil, se um dos companheiros falece o outro recebe do INSS pensão até o fim de seus dias, por aqui o bonde anda diferente. O companheiro recebe apenas UM ANO de pensão. E recebe mais se tiver filhos menores de 18 anos. Nesse caso receb até o filho completar 18. Isso inclui filhos naturais ou do casamento anterior da companheiro. Ele é criança e dependente.

MEDICINA: A Suécia, no momento, vive o desconforto de poucos profissionais na área. O ideal por aqui é você terum médico particular. E este sentindo necessidades de cuidados hospitalares escrevem uma carta e enviam o paciente. Trabalham em conjunto.Dentistas, enfermeiras e médicos dificilmente Vêm estudar por aqui e retornam ao seu país de origem. A não ser que seja ruim na área e/ou não queira viver no país.

SEGURO DE VIDA: O povo sueco fala de segurança como se fosse ao mercado comprar pão. São abertos e sem firulas. Todo sueco pagam seguro e uma aposentadoria privada que serve de complementação de renda quando se posentam. É que o governo não paga a conta sozinho. Com isso, a previdência não sofre o ônus exorbitante como no Brasil.
Nesta questão de seguro de vida...se você se deparar com brasileiro por aqui, cuidado!!!!Não fale como os suecos. Você pode ser interpretada como se tivesse casado por interesse. É que o brasileiro é o falso moralista em achar que é tenebroso falar em algo tão prático. Outro dia, o corretor de seguros olhou para mim e disse: Grace, você precisa pensar nos filhos e no marido!Proteger a família é prioridade!

Natureza e os animais: Se você pretende viver aqui e criar animais é bom saber das regras. Nada de sair de férias e deixar os bichos trancados à pão e água. Cavalo sozinho?Não...você quer criar um?Pode não. Tem que ser dois. Pois um sozinho pode ter depressão. Tem animal?Precisa ter um seguro-saúde para proteger os animais das intempéries da vida.

Água: o sueco tem a água mais limpa do mundo mas insiste em comprar e tomar água mineral. Coisa do tipo "santo de casa não faz milagre"!!!!

Imigrante: A Suécia, sozinha, nos últimos seis meses, recebeu mais imigrantes do que toda a Europa junta.
Nascimento: 50% das crianças nascidas na Suécia, mês passado, têm dupla nacionalidade. O que reza dizer que, em 20 anos, esse país pode ser governado por um imigrante.
ILEGAL: Aqui, não adianta querer viver ilegal por que uma vez descoberto não tem choro e nem vela.


ÉTICA: Para você isso é artigo de luxo e faz parte da filosofia?Aqui, não. Furar fila é anti-ético.Assim como mentir, fingir, escamotear. Isso começa desde cedo.

TRADIÇÃO: O sueco, aos poucos, vai vendo seus valores culturais sendo mudados com a inclusão de tantas culturas. O preço que se paga por abrir as portas aos forasteiros. Mas, a tradição está enraizada de tal forma que nos encanta. A Páscoa, o Natal são essenciais e época de reunir a família.

GRAVIDEZ PRECOCe: A sociedade sueca não está imune. O índice tem crescido. E me pergunto o que leva a tal desmantelo. NO Nordeste do Brasil é a fome e a má informação. E aqui o que é? Desestrutura no lar. Não raro se vê casais se separando e os filhos sem nenhuma diferença dos filhos dos latinos...Outro dia, uma menina de 13 anos, perguntou ao meu filho se ele já tinha feito sexo. Ele ficou ruborizado e nos contou. Apesar dele ter 1,78 de altura, tem apenas 14 anos. É um adolescente. E o que ele faz da sexualidade dele é da nossa conta, sim. Precisamos orientá-lo. Coisa que muitos pais suecos não têm feito. Saem de férias e deixam os filhos ao Deus dará. Zelam mais dos animais do que da prole.


BigBrother: só teve um e a sociedade rechaçou-o. Adeus aos próximos. Mas isso não impede que se veja programas exibicionistas. Mas basta se conversar com um sueco para sentir o ar reprovante.


IDOL: No momento, são 10 concorrentes. 4 são imigrantes. Um da Ilha de Malta, uma asiática adotada, uma de origem indiana e outra de origem africana, creio.

LEITURA: sueco gosta de ler e muito. Não raro se vê estantes abarratodas de livros. E se ousar perguntar o conteúdo de cada livro, o dono da casa dirá. Eu já fiz esse teste inúmeras vezes.

AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO REAIS E VISUALIZADAS EM JORNAIS E TV.SÃO FRUTOS DE MINHA CONVIVÊNCIA COM O POVO SUECO. Não colocarei links pois que o idioma não é fácil de se encontrar tradutor. Eu já PERCORRI O PAÍS DE NORTE A SUL, LESTE A OESTE. E POSSO GARANTIR QUE O POVO SUECO É UM POVO Exigente mas também ENCANTADOR. NÃO TEM A ALEGRIA DO POVO BRASILEIRO, À PRIMEIRA VISTA, PELO FATO DE SEREM MAIS FECHADOS.MAS É UM POVO QUE VALE A PENA CONHECER.
EM CERTOS ASPECTOS, ATÉ MAIS FÁCIL LIDAR COM O SUECO DO QUE COM O BRASILEIRO.