Pensando sobre a vida...

14 oktober 2008
O dia amanhece...a labuta começa e as dúvidas surgem. Se, após os 20, o jovem pensa, matuta e se preocupa com o que pretende fazer na e da vida...imagine aquele que já passou dos enta?
Outro dia, eu fotografei uma moça que não conseguia sorrir. Triste, solitária e com um cão do lado. O animal parecia mais feliz do que a própria dona.E comecei a me questionar o que pode fazer do ser humano, uma pessoa mais feliz? E, por todos os caminhos que eu tentava fazer para chegar a uma resposta lógica e concisa, passava sempre pela TEMÁTICA DA FAMÍLIA.

About what she was thinking?


Feliz daquele que não tendo uma família harmoniosa e feliz consegue trilhar caminhos de solidez. Eu mesma vivi numa família enorme, de muitos irmãos e irmãs e primas subindo em pés de árvores. E posso dizer que tive uma infância feliz. Mesmo que eu tenha começado a batalhar pela vida, em tenra idade. Isso fez de mim uma pessoa mais responsável.
Eu tive pais e mães(natural e mais duas que a vida me doou e eu adorei isso). E quem não tem? E quem nasceu numa família desestruturada, infeliz, sem as mínimas condições de construir um mundo melhor? Por quê o Estado permite que essas crianças continuem vivendo num lar que nada tem a oferecer e com pais ausentes? E as instituições sociais que não se incubem no sentido de se reorganizarem?E as legislações necessárias para se ter uma adoção mais rápida?
E por quê há pessoas que não tiveram filhos e mesmo assim não se sentem capazes de adotar uma criança?
Adoção é mais do que um ato de amor. Adoção é doação. É o desejo explícito de se querer doar. E entre os dias 10 a 15 de novembro você pode participar da blogagem coletiva, onde serão debatidos os aspectos emocionais, sociais e legais de um adoção. Para participar da mesma você clique AQUI e ALI e colabore. E o selinho da blogagem está acima. Basta clicar e pegar.

Por alguns dias, eu não vou usar internet. Provas chegando, meus planos andando(a passos lentos, ainda) e preciso direcionar meu tempo para cada coisa. Há dias em que não vou à escola para poder adiantar muita coisa. Assim como há dias em que nada faço por que as idéias não acompanham o corpo e vice-versa. Tenho exercitado a capacidade de saber esperar. Espera para tudo. E se reclamamos, a coisa piora. Nada caminha.
Quando percebo que as coisas andam para trás...pego o controle do trem e faço retorno. Recomeço do zero. Mas não desanimo. Quando vejo tudo embaçado à minha volta, respiro fundo e lembro dos dias realmente negros que vivi. E penso mais ainda nas pessoas que esperam que eu caminhe mais rápido por que de minhas ações e sucesso dependem o futuro delas.
Atualmente, aprender sueco tem sido complicado por que chega diariamente mais imigrantes na escola e percebemos que a professora retroage para que eles acompanhem.Quando não é isso, eles ficam na sala a falar em árabe e o que épior:as professoras não têm pulso forte para fazê-los parar.Ninguém merece. Mas até isso relevo. Nada podemos fazer.
O governo sueco retirou o melhor método de ensino para imigrante - KOMVUX-que o país tinha e entregou a uma companhia-LIBER HERMODS- sem método nenhum. Diariamente, o jornal pipoca de críticas mas imigrante é imigrante e eu que não vou perder meu tempo a querer mudar nada nas escolas. Colegas têm discutido com as professoras mas não creio ser o melhor caminho. Por aqui, quando o governo decide alguma coisa não adianta lamuriar. E neste caso, foi por que o KOMVUX custava caro. No entanto, no KOMVUX se aprendia sueco em 4 meses. E estudava apenas 4 horas por dia. Nesta atual, o pessoal fica no computador a ver vídeos sobre as guerras no Iraque, Somália , etc. Quando não é isso, o filme pornô rola.Uma curda que vive com um sueco fica a abrir emails com fotos eróticas e a mostrar para uns iraquianos. Não adianta falar com professora alguma.Uma delas tranca a cara para quem reclama.
Hoje, tivemos aula difícil de digerir. Três colegas iraquianos pararam a aula e danaram a falar em árabe. Não titubiei e perguntei qual era a deles. Muitos refugiados vêm para o país e usam a estratégia de demorar a aprender o idioma. Basta comparecer às aulas para receber o dinheiro do social. Isso basta!
A cabeça começou a doer. O colega argentino saiu de mansinho e foi estudar em casa.A coreana, idem. O bósnio olava para mim e dizia:
-Estamos perdidos, Grace!!!
Quando o reléogio deu 2 da tarde, peguei minha bolsa e falei:
-Vou estudar em casa!
Uma colega chinesa que mal abre a boca, falou:
- Grace, você não veio ontem mas não perdeu nada. Foi terrível. Não tivemos aula boa e acho melhor só estudar 4 horas por dia. O segundo horário é uma zorra aqui na escola.
Engraçado que, outro dia, um sueco me disse que não entende o porquê de pessoas terem oportunidade de estudar e não aproveitam. Se ele não entende...imagine eu ! O que sei é que quero viver e aprender o sueco. Se vai ser em 8 meses ou mais...não importa! Eu faço a minha parte.E cada um que faça a sua. Eu vou lá perder meu tempo em me questionar do porquê do governo decidir isso e aquilo?Quando eu puder votar, aí sim...é hora de espernear. Mas até lá estarei falando o idioma e minha prioridade será outra. Assim espero...