O que a Suécia faz de seu lixo.

03 oktober 2008
Ontem á tarde, a professora Suzanne Gustafson decidiu nos levar até a VAFAB, a companhia sueca que recicla o lixo em Vasteras, a cidade em que vivo no interior sueco. A tarde prometia bons momentos.

VISÃO DA COMPANHIA DE RECICLAGEM DE LIXO, VISTA DO ALTO.

Começou divertido quando no ônibus, Xuayen, a minha amiga chinesa que nunca tinha andado de ônibus por aqui, não sabia o que fazer com as 50 coroas que estavam nas mãos dela. E eu, junto com alguns colegas falamos que ela deveria pagar 20 coroas suecas ao motorista. .Ela foi para a frente e deu o dinheiro ao homem que estava atrás. Todos caímos na maior gargalhada.

COLEGAS SAINDO PARA CONHECER O ATERRO E A RECICLAGEM DE LIXO


Uma vez em Norra Gryta, 20 minutos do centro da cidade, andamos mais uns 20 minutos entre floresta de árvores bem cuidadas. Por toda parte, nós víamos cogumelos. Meu amigo Maitah, o iraquiano cuja esposa e a filha ainda vivem na Síria, ia encontrando um a um e mostrando a mim e Xuayen que, com câmaras fotográficas nas mãos, íamos registrando tudo.


Uma vez na VAFAB, nós assistimos uma mini - palestra, onde ficamos sabendo que a Suécia começou a despertar para os cuidados com lixo, durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. 4 anos depois, começou a fase que deu nova vida ao lixo sueco. À partir desta data, a sociedade sueca começou a separar o lixo em dois contêiners: um marrom com cascas de verduras e frutas e tudo que pode retornar para a natureza e um verde, para papéis e derivados. Estes papéis se transformam em papéis, novamente. E o que volta para a natureza, se transforma em biogás. O combustível que move carros e ônibus e não polui o ambiente, tanto assim...


ATERRO:ONDE O QUE UM DIA FOI CASCAS DE VEETAIS E FRUTAS , BREVEMENTE SERÁ BIOGÁS.

Após a palestra, fomos olhar onde e como eles separam e armazenam o lixo. Lâmpadas, em um contêiner, papéis em outro, geladeiras em um, baterias em outro. As lâmpadas não são misturadas e sim separadas entre si.

CADA ESPÉCIE DE LIXO É SEPARADA EM CONTÊINERS ESPECÍFICOS.

Uma tarde bastante interessante e educativa.

Mas tinha tudo para ficar na lembrança como uma tarde em que fiquei sabendo mais da vida desse país que agora é a minha casa. Se não tivéssemos - eu, Maitah, James e Xueyan decidido ficar atrás e parar para ver o que se passava na floresta e seus cogumelos maravilhosos. Mas o tempo ia passando e nada de lembrarmos que o grupo estava na frente. Xueyan achou de se certificar com James se os cogumelos eram comestíveis. Ele disse que sim e ela agarrou um monte deles nas mãos e queria levar para casa.


COGUMELOS NAS MÃOS DA COLEGA CHINESA.

Ao chegarmos ao ponto de ônibus, eis que não encontramos mais ninguém. Ficamos eu e Xueyan tirando foto dos meninos, enquanto o próximo ônibus nos levaria ao centro da cidade. Estava tudo bem, quando a professora Suzanne apareceu preocupada com nosso desaparecimento. E 0 que é pior: enviou o colega Edvard para nos procurar pelo caminho. Depois das explicações, ela nos mandou voltar para a cidade, enquanto esperava, junto com Maitah, o colega retornar.


XUEYAN, MAITAH e JAMES(a primeira, chinesa; o segundo, iraquiano; e o terceiro, bósnio).

Ela não sabia que Edvard pegaria o mesmo ônibus em que nós estávamos...achando que ela teria voltado para casa. Demos boas risadas com a situação e eu concluo que todo professor é igual nas preocupações com os alunos. Independente da idade deles. E os alunos são todos iguais quando estão juntos.


P.S.: Quem pensa que o lixão sueco exala gases a tal ponto do mal-cheiro comandar o ambiente, engana-se. Perguntei aos técnicos a razão e eles disseram: O SEGREDO ESTÁ NA SEPARAÇÃO DOS TIPOS DE LIXO. E A EDUCAÇÃO COMEÇA DE MUITO CEDO.ENTRE CRIANÇAS QUE APRENDEM O QUE FAZER DO LIXO. SEM A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE, NADA PODE SER FEITO.


E não estranhem se, em alguma canto do LIXÃo, VOCê se deparar com vasos de flores a dividirem o ambiente. Essas aí ainda estavam com gotas de orvalho a embelezar. O lixão sueco é visitado por ambientalistas do mundo inteiro. Já pensaram se o Brasil fizesse o mesmo com seu lixo?As gerações atuais e futuras agradeceriam.



O site da Vafab AQUI.