Abstinência - uma dor que passa.

27 augusti 2008

Os dias por aqui têm sido um pouco curtos para que eu faça tudo que estava acostumada. Numa época em que, de fato, eu achava que fazia algo. Muita gente me escreveu perguntando quais as reações de um abstinente. Uma pessoa que tenta se livrar de uma droga já que eu falei no post anterior sobre as duas semanas que vivi.
Uma vez no hospital e descoberto que o remédio TOFRANIL dava confusão mental, medo, anorexia e bulimia nervosa, constipação intestinal,perda dememória,dificuldade em enxergar, falta de tato e arritimia cardíaca, o médico norueguês não me aconselhava diminuir o tal remédio. Segundo ele, eu sofreria muito já que tentara 2 vezes no Brasil e não conseguira.
Ao chegar em casa, eu disse ao marido: EU VOU REDUZIR 50%. Senti nos olhos dele o medo. Mas eu estava decidida. Foram duas semanas em que chorei por 10 dias infinitos, trancada no quarto, nao comia direito, a boca ressecada, me desanimava, nao tomei banho, nao lavei o cabelo, nao escovei os dentes, nao vi ninguém, além dos filhos, genro e marido. No 11. dia, vendo eles meu sofrimento, me aconselharam a tomar o remédio. Eu persisti. 4 dias depois, eu sentei na varanda e consegui ver o céu azul de um verão que começava a me aquecer e dar cor à minha vida, já que eu via tudo cinzento ao meu redor. Não foi fácil. Acima de tudo, precisamos ter persistência. Nao desistir. Insistir. Não há nada que nos faça abandonar a droga se não quisermos. Mas eu queria fazer isso antes de voltar à escola. No período mais doloroso, minhas crises eram tao fortes que eu tinha pesadelos tenebrosos, me debatia na cama como se tivesse epilepsia, o marido era derrubado, eu me atracava numa briga inconsciente com ele, que solícito fazia chá de camomila até me fazer dormir novamente.
Hoje, passados algumas semanas, já nao tomo o remédio que foi substituído por um mais fraco e uma vez por dia. Ainda nao estou 100% curada. Vez ou outra meu corpo reclama o remédio e eu reajo. Choro, tomo chá e deito. E pressinto que comeco a ver a vida com outros olhos.
Na realidade, eu nunca fui insegura, medrosa. Nunca fiz uma coisa pela manhã e me arrependi à noite. Em meu estado normal, eu não fecharia blog nenhum por causa de uma crítica ou por causa de alguém me caluniar ou enviar mensagens desaforadas. E foi isso que me chamou a atenção.
Nunca fiz das pedras encontradas pelo caminho algo a me ajudar na construção de castelos. Não.Sempre viví numa realidade: pedras a nos atormentar a gente deve mesmo é pintá-las com as cores do arco-íris mesmo que elas queiram continuar vivendo na escuridão da vida. Cada uma segue seu rumo e ponto final. Voltei a acreditar na vida, a viver e a pensar em mim, sem me esquecer dos outros. A pensar nos outros sem me esquecer de mim. Não vivo na corda bamba. Aos poucos vou me firmando numa luta para voltar a ser 100% quem eu era.
"Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas." Samuel Johnson

Desta forma, não se deixe dominar por nenhum remédio. Busque forças dentro de você e acharás. Tenhas fé num Ser Superior que Te ajudará. Mas acima de tudo, busque um motivo para se livrar da droga. Os meus sao muitos. O futuro que me espera, os netos que quero conhecer e, por incrível que pareca, os refugiados que, um dia, pretendo ajudar de forma mais efetiva.

Obrigada a você que, de uma forma ou de outra me ajudou. Já dizia Mário Quintana de que "a amizade é um amor que nunca morre" e "a arte de viver é simplesmente a arte de conviver ..." mas se "Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se! Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!", assim escreveu Tertuliano. Se posso ter recaídas? Sim. No entanto,não cogito isso. por que " o segredo da felicidade está na liberdade; o segredo da liberdade está na coragem", assim pensava Péricles.

EU FUI AO FUNDO DO POÇO E NÃO DESEJO TAMANHO SOFRIMENTO A NINGUÉM. EU ME SENTÍ VAZIA E NO FUNDO DO POÇO. SE EXISTE O INFERNO,EU CONHECI EM 12 MESES. VIVÍ MOMENTOS DE TANTO SOFRIMENTO E NÃO SEI COMO OS AMIGOS E MARIDO ME AGUENTARAM. E OS FILHOS,TAMBÉM.EU IMAGINO O QUANTO DEVE SER DIFÍCIL PARA ESSA AMY WINEHOUSE LARGAR O VÍCIO.



P.S.: O cartão da direita é relativo ao aniversário da BETTY QUE ANIVERSARIA AMANHÃ. BEIJOCAS SEM FIM, MINHA ANJA.