A vida com ou sem adocao

13 november 2008
Image Hosted by ImageShack.us



O último post, referente à BLOGAGEM sobre a ADOÇÃO, levou um monte de gente a me escrever perguntando como eu me sentiria tendo uma criança negra e um marido europeu e com olhos azuis. Veja bem: uma pessoa é uma pessoa. Não é um pedaço de carne que se compra no açougue e caso não se goste do sabor, leva de volta para trocar por uma melhor. Uma criança é uma responsabilidade. Não deve, NUNCA, ser fruto de piedade de ninguém. Uma pessoa que não consegue lidar com uma criança...tenho minhas dúvidas se consegue lidar bem com si mesma. Essa é minha opinião. O meu marido é uma pessoa muito generosa e seu valor não tem relação com a linhagem européia. Viver com ele, hoje, é muito fácil. Mas, nem sempre foi assim.


Viemos de famílias tão diferentes. Eu vivi a minha vida toda com a casa cheia de primos, irmãos. E minha família tem histórias de adoção muito interessantes. No nosso caso, as pessoas adotadas são até mais sensíveis com os pais do que os filhos biológicos. Ele, numa família pequena. Mas, aos poucos, graças a Deus, isso tem mudado. São agregados a nós, hoje, os cunhados, os filhos dos cunhados, os amigos. E eu costumo dizer aos familiares e amigos: A TRADIÇÃO SUECA REZA QUE SÓ DEVE VISITAR ALGUÉM SENDO CONVIDADO. MAS AQUI, NÃO.PASSOU PELA RUA, BATA E VAMOS ABRIR AS PORTAS. FOi assim, que semana passada, meu marido foi acordado de madrugada com uma amiga. Ela acabara de se separar do marido e queria desabafar, pedir conselhos. Ele viu o número e foi dormir. Ao acordar e me falar isso, só sosseguei quando ele pegou o telefone e perguntou o que estava acontecendo.Nós, seres humanos, somos e devemos ser ADOTANTES POR NATUREZA.


Lendo e relendo tantos relatos-muitos deles dignos de louvor e outros nem tanto-sou sincera em afirmar que NUNCA ADOTARIA PARA SEGURAR MARIDO. NEM PARA TER UM TRAVESSEIRO PARA ME ACONCHEGAR. Vivi muitos anos sozinha, depois de enfrentar dois divórcios. Mas NUNCA ABRI MÃO DE MEUS FILHOS.E caso eu tivesse chegado em casa e o marido dito: DESISTI DE SER PAI DESSE MENINO! eu diria apenas: SINTO MUITO.DECIDIU TARDE DEMAIS. E EU CEDO DECIDO QUE NOSSO CASAMENTO ACABOU AGORA.Eu nunca endeusei companheiro algum. Mas não está descartado que vamos adotar uma criança, sim. Mas não vamos adotar, legalmente, por que está na moda. Só faremos quando nos deparar com uma criança que nos olhem e nos chamem de pai e mãe. Pode ser amarelo, negro, verde, branco, pardo. Ter sarna ou não.Mas por enquanto, assumimos responsabilidades com as que cruzaram nosso caminho e vamos em frente.