Realidades da vida

18 september 2008

Eu estive pensando nos últimos dias o quanto perdemos de tempo ao visualizar a vida dos outros. E terminamos por nos esquecer do essencial que é viver. Eu sempre acho que meus problemas são menores do que tantos outros que estão ou não ao meu redor. Vejam bem: EU PERCO TEMPO ENORME ME PREOCUPANDO SOBRE O QUE FAZER DA VIDA SE MEU MUNDO RUIR AMANHÃ...SE MEU MARIDO SE FOR E ME LARGAR NAS GELEIRAS DA SUÉCIA. TÃO PEQUENA ESSA PREOCUPAÇÃO FICOU QUANDO ENTREI NA ESCOLA E SOUBE que meu colega Majid está doente. Ele tem 61 anos, é iraquiano, perdeu tudo e vive sem a família. Esta ficou na Síria e ele se refugiou no interior sueco.
Apenas hoje eu tomei a ousadia de perguntar á professora sobre ele pois que fui fotografar os Fjords Noruegueses e não fui à escola na segunda-feira. Quando ele soube, na sexta-feira passada, que eu iria à Noruega, ele me pediu que eu trouxesse algo de lá para ele.
E meus problemas são tão fúteis se comparados aos problemas dele. Eu reclamo por que ando estressada, cansada, sem tempo de respirar, postar, visitar os amigos. Mas me esqueço que tem muita gente que daria tudo para está no meu lugar. Não que eu leve vida nababesca - comecei a trabalhar muito cedo-e sim por que olho ao meu redor e ouço tanta história. Mas me alegro com os iraquianos que tiveram a vida esfacelada e mesmo assim, sofrriem, brincam, conversam na hora do almoço. Parecem crianças. Aqui, eles estão seguros. Mas deixaram para trás a família e não têm nada além da vida e dos projetos futuros.


Você acha pouco? Não. Eles acham que podem reverter o jogo.
Por outro lado, os africanos são quietos, olhares intristecidos, demoram para aprender. Sofrem com o frio, a comida (muitos deles não saem do hospital), o idioma. Eles se sentem feito "folhas em final de outono". Foi assim que um colega somaliano me disse se sentir. Ele é muçulmano e de 1 de setembro a 1 de outubro comemora-se o Ramadan. Ele reza, não come, antes das 8 da noite e eu ousei dizer a ele - esta manhã- que ele precisa se alimentar. Ele sorriu e disse: O MÉDICO ACONSELHOU A MESMA COISA.

Uma outra colega muçulmana adoeceu semana passada e não vai à escola desde então. A última vez que a encontrei estava pálida, e com olheiras, etc. E eu brincando aconselhei: amiga, você precisa se alimentar. Está vindo o frio e você precisa está com o corpo saudável.
Falo de forma leve por que a vida é deles. Eles escolheram viver isso e eu não tenho direito algum de fazê-los mudar de idéia ou criticá-los por essa atitude. EU TENHO MAIS É QUE RESPEITAR A FORMA DELES PENSAREM, AGIR E SE COMPORTAR. CADA UM CARREGA A VIDA NAS MÃOS DO JEITO QUE BEM ENTENDE.


BERGEN E O COLORIDO DAS CASAS À BEIRA-MAR. NORUEGA, O PAÍS MAIS BELO E CARO DA ESCANDINÁVIA.


O mesmo eu aconselho a quem entra nos blogs e deixam recados desaforados sem saber com quem estão falando. O BLOG é público, eu sei. No entanto, não vejo futuro algum em se perder tempo em ser indelicado. A troco de quê????Está de saco cheio? ENFIA A CABEÇA NA SACOLA PLÁSTICA E SE SUFOCA. UM BLOG É MAIS DO QUE ENDEREÇO NA WEB. O DONO TEM CARNE E OSSO. É UM SER HUMANO.DISCORDA DO QUE ELE ESCREVEU?FECHA A PÁGINA E SAI DE FININHO. A VIDA É CURTA. EM CASO DE NÃO TER O QUE FAZER, ARRUMA UM LAVADO DE ROUPAS. COM CERTEZA, OS CALOS NAS MÃOS VÃO IMPEDIR DE TECLAR POR UM BOM TEMPO.


MAIS FOTOS DA NORUEGA VOCÊ VER AQUI.