World Refugee Day - 2008

20 juni 2008
"Desde que existem as guerras, as perseguições, desde que reina a discriminação e a intolerância, há refugiados. Eles são de todas as raças, de todas as religiões e podemos encontrá-los em todas as regiões do mundo. Obrigados a fugir porque receiam pela sua vida e pela sua liberdade, os refugiados abandonam muitas vezes tudo o que têm - casa, bens, família - e o país rumo a um futuro incerto em terra estrangeira "Refugiados

**O Mundo assistia estarrecido à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando começou a maior deslocação de pessoas que a história moderna registrava. Esse acontecimento foi o marco histórico da problemática dos refugiados. Ao final da Guerra, mais de 40 milhões de pessoas se encontravam deslocadas na Europa, excluindo os alemães que fugiam do exército soviético que avançava para leste e os estrangeiros que eram trabalhadores forçados na própria Alemanha. Havia também cerca de 13 milhões de pessoas de origem alemã(Volksdeutshe) que foram expulsas, nos meses que se seguiram, da União Soviética, da Polônia, da Checoslováquia e de outros países da Europa do Leste e que ficaram conhecidas como “os expulsos” (Vertriebene). E, ainda, mais 11,3 milhões de trabalhadores forçados e pessoas deslocadas que os Aliados encontraram a trabalhar nos territórios do antigo Reich.


NO momento,são mais de 30 milhões de refugiados. A grande maioria é de crianças e mulheres. Antigamente, se poupavam além destes, os idosos.Agora, não mais. Nunca vi tanta tragédia envolvendo crianças.Em todas as classes sociais. SER REFUGIADO É UM PROBLEMA MEU, SEU, DE TODOS NÓS. E PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS É RESPONSABILIDADE NOSSA. Indefesas, medrosas, receosas, sem esperanças no amanhã, tornam-se presas fáceis de pedófilos, estupradores, etc. Impossível conviver com a criança refugiada para não se sensibilizar. Ao primeiro momento, ela é arredia e de olhar distante. Quando essa etapa é vencida e a confiança nasce, elas nunca mais te esquecerão. Quando lá estou, elas largam escola e amigos. Saem a querer ficar o tempo todo junto.Elas são de uma carência afetiva nunca vista por mim nas favelas e comunidades carentes que eu tenha feito parte em Alagoas - Brasil. O que mais se vê em um Campo de refugiados: mãos estendidas, choro, olhar perdido num horizonte caótico que o MUNDO teima em fingir que não existe.

**A situação do refugiado torna-se cada dia mais caótica diante das inúmeras convulsões sociais da última metade do século passado. Inúmeros conflitos e crises sociais que obrigaram a deslocação de milhões de pessoas no mundo inteiro, inclusive crianças que no desenrolar dos conflitos, é um ser humano que deveria ter suas prioridades (educação, saúde, alimentação, proteção, etc) levadas em consideração, em primeiro plano. O mundo só começou a acordar para a situação da criança refugiada a partir da última década do século XX, quando televisões do mundo inteiro mostravam imagens tristes e dramáticas de pessoas em total desespero fugindo da Bósnia-Herzegovina, Chechénia, Iraque, Kosovo e Rwanda. Vale ressaltar que o problema dos refugiados não é de ordem econômica, social, cultural e/ou caridade e concordo com Loescher quando este afirma que “a proteção e a assistência aos refugiados no mundo ainda depende da generosidade, mas o problema dos refugiados é essencialmente político” .

**“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes” segundo Albert Einstein , físico e um dos mais famosos refugiados do mundo. Nesse sentido, a criança refugiada mais famosa que o mundo já teve foi Jesus, o Filho de Deus:

*O próprio Jesus era um refugiado. Após a visita dos magos, Herodes tentou matar o menino Jesus, ordenando que todos os meninos de Jerusalém e em seus contornos fossem mortos (Mateus 2:16). Quando o anjo avisou Maria e José do perigo, eles fugiram para o Egito, onde permaneceram até Herodes morrer (Mateus 2:13-19). Mateus ligou a morte de muitos meninos ao choro das mães judias por seus filhos que haviam sido levados ao exílio pelos assírios sete séculos antes (Mateus 2:18 cf Jeremias 31:15).

Eu não sei o que seria da minha vida se, um belo dia, eu não tivesse dado de cara com a criança refugiada africana.O que sei mesmo´é que hoje é o DIA MUNDIAL DO REFUGIADO. Na minha concepção, eles, os REFUGIADOS, nada têm a comemorar. Muito aindaprecisa ser feito por eles que vivem uma vida indigna em Campos de refugiados. Eu vi de perto a situação e admito: TENHO DÓ DE CADA UM.E para a maioria deles, um dia como outro qualquer em que o sol virá e junto a esperança de que o amanhã traga nuances de PAZ.Eu hoje me sinto UM NADA. VAZIA FEITO SACO. E infeliz por que faço tão pouco quando sinto que deveria fazer mais. Pelo muito que eles tanto me deram. Conto os dias para resolver meus problemas no Brasil e acalmar a cabeça, a alma e o coração e assim, poder publicar algo que venha MINORAR A VIDA DE TANTAS DELAS. Toda vez que me levanto, UMA PEDRA VEM EM MINHA DIREÇÃO. E EU CONTINUO A PROSSEGUIR. E quando um amigo, um familiar vem me pedir para parar, EU SINTO QUE AS FORÇAS VÊM E RENASÇO DO NADA. SIMPLESMENTE POR QUE MEU AMOR POR AQUELAS CRIANÇAS ´E O MESMO QUE SINTO PELOS MEUS FILHOS. Não há diferença.


O símbolo da celebração pelo DIA MUNDIAL DO REFUGIADO tem como tema "GIVE REFUGEES A HAND". E o vídeo acima tem como temática as mãos de crianças refugiadas em Moçambique. Assim...dê sua mão àqueles que precisam e têm menos.Refugiados não são apenas as vítimas de guerras e conflitos tribais.Elas são oriundas , também, de desastres naturais como são os caso de Mianmar, China e Bangladesh. Além das vítimas dos ciclones e das chuvas que castigam o Brasil. Pense!Você também pode AJUDAR.

A CRIANÇA REFUGIADA É MEU AMULETO DA SORTE. CONTORNA MEU VIVER E POR MAIS QUE EU DIGA QUE LÁ NÃO VOLTAREI...É UMA PROMESSA QUE SEI NÃO SER CAPAZ DE CUMPRIR.AS FOTOS DO VÍDEO SÃO AS MAIS SIMPLES QUE TENHO ENTRE 2800. TENHO FOTOS ESTARRECEDORAS E QUE ME LEVAM A CHORAR TODA VEZ QUE ME DEPARO COM ELAS DIANTE DE MIM.MAS EU VOU DIVULGÁ-LAS, FUTURAMENTE, DENTRO DE UM CONTEXTO QUE DÊ PARA MOSTRAR A VIDA DELAS. GENTE!VOCÊ FICAR CARA A CARA COM UM MENINO DE 4 ANOS COM AS GENITAIS ESFACELADAS É DE CORTAR O CORAÇÃO. UMA MÃE IMPLORANDO POR SOCORRO....EMBRIAGADA COM MEDO DE CAIR NA REALIDADE DURA E CRUEL...IMPOSSÍVEL SAIR DESSA TEMÁTICA. EU VIVO 24 HORAS PARA BURLAR AS VISSICITUDES DA VIDA E ENCONTRAR DIAS MELHORES PARA ALGUNS DELES

LINK DO VÍDEO ACIMA